APRESENTAÇÃO: COMEÇANDO DE NOVO
Euler Sandeville Jr.
São Paulo, 01 de maio de 2017

 

Seja bem vindo a meu blog pessoal. Nesta página apresento este projeto, e como se relaciona com meus outros projetos digitais. Também indico sua organização visando facilitar o navegante que por aqui aporta em sua passagem pelos fluxos de energia digital que atravessam o planeta e nossos pensamentos.

dizem que uma imagem vale mil palavras, o que dizer então de três…

Antes, entretanto, quero lhes mostrar algo. Temos abaixo duas representações da Terra, separadas por mais de um milênio (uma foto feita do espaço e um mapa no formato OT dos mapas medievais), indicando visões de mundo e possibilidades sensíveis, cognitivas e técnicas muito distintas. Como visões de mundo, ambas podem ser compreendidas em sua integridade, nas contradições de seu tempo, nas buscas e esperanças de cada época e lugar, na qual se constroem as aventuras pessoais e suas escolhas vitais.

Nesse sentido, uma representação não é mais verídica ou mais exata do que a outra, mas indicam a construção do mundo em momentos distintos, e portanto com sua plena relevância e agruras. Ambas. Por que haveríamos de considerar o nosso tempo, imerso em barbárie e ignorância, senhor de todos os outros. Não nos basta conquistar toda a terra, ainda haveremos de conquistar e nominar o sentido da história de todos os tempos?

Além disso, ambas as imagens são belíssimas, esteticamente belas, tanto em sua harmonia artística, quanto nos significados que revelam, por mais contraditórios que sejam os significados em que emergem. Decorrem de uma grande aventura de descobrimento, inseridas em contextos de mudanças imensas nas formas dos humanos se entenderem e de entenderem seu universo e, nele, sua Terra.

Daí o interesse dessas imagens é imenso para o que reflito aqui, e acho apropriado começar com elas, antes de apresentar este blog. Representam uma série de sentidos sobre os quais estou refletindo em minhas indagações intelectuais do mundo em que vivemos e dos significados da vida.

Terra vista da Apolo 17, de 1972, disponível em Wikipedia

Mapa-mundi de um manuscrito do Livro de Marco Polo, cerca de 1350, disponível na Wikipedia

Ao começar a navegar neste blog

Antes de mais nada sugiro que você leia o post Advertência ao Leitor (clicando aqui abrirá em outra janela do navegador, ou acesse através da categoria “sobre este blog” no menu lateral). Há ali informações importantes para você, sobre os conteúdos e as responsabilidades existenciais que acarretam. Sobre direitos autorais e uso do material deste blog, caso tenha interesse em utilizá-lo, também na seção “sobre este blog” você encontrará as orientações e as condições devidas sob licença CC.

Este não é um blog pensado para crianças e adolescentes, não por ser inconveniente, mas por tratar de assuntos da vida adulta, sendo que os mais jovens necessitam de outra linguagem e temas apropriados para sua idade, experiência e desafios. Obviamente, nem todos os assuntos são densos, mas muitos são.

As reflexões que constam aqui são o meu pensamento, minhas vivências ou decorrentes de sua intensidade, e não pretendo que sejam – de fato não devem ser – modelo para ninguém, pois cada um deverá construir seu caminho na busca de Deus e na construção da própria integridade, ou nas consequências decorrentes dessas recusas e escolhas. Seja como for, a mim parece importante que as escolhas que você faça sejam conscientes e, se lhe for possível e assim lhe agradar, ponderadas. Ou, ainda melhor, lhe trazendo ampliação de horizontes, responsabilidades, possibilidades, solidariedade e o que há de mais perfeito: uma relação viva com o Deus eterno.

Nossa breve existência é uma possibilidade de aprendizagem contínua. Este é apenas um espaço para pensar e compartilhar dúvidas, experiências, buscas e aprendizagem na brevidade rápida e fascinante da nossa passagem por este mundo maravilhoso.

Foto de remador (fot de Euler Sandeville Jr.)

como navegar (no blog):

No menu lateral você encontrará uma lista de categorias que organizam as postagens, links para outros sítios meus, de caráter acadêmico e outros conteúdos. Na página inicial, ao centro, encontrará a relação de postagens mais recentes.